Prototótipo de baixa fidelidade


Teste ideias rapidamente. Um Protótipo é a visualização de uma ideia – um exemplo seria o rascunho de uma carta pública. O importante é receber respostas rápidas do usuário final sobre uma ideia inacabada, para desenvolver mais a alternativa.

Provótipos, por outro lado, são rascunhos de soluções não realistas, mas que provocam uma discussão com os usuários. O que eles não querem de forma alguma?

Protótipos
Protótipos são projetados para mostrar uma versão real mas inacabada de como as novas soluções podem tomar forma. O fator crucial é a habilidade de testar ideias rapidamente e receber respostas concretas, ao invés de apenas especular sobre elas.

Por exemplo, uma vez testamos um Protótipo de uma ideia relacionada a um formato de compartilhamento de conhecimento entre professores. Nós testamos a ideia com o público alvo e, em uma hora, conseguimos respostas importantes que nos ajudaram a ajustar a ideia.

Protótipos podem ser usados para testar ideias várias vezes ao longo do projeto, como parte de um processo iterativo.

Provótipos
Provótipos parecem com Protótipos, mas servem a um propósito diferente. Eles são rascunhos de soluções não realistas, mas que podem provocar discussões com usuários, tomadores de decisão e outros stakeholders em questão, que podem ser cruciais para se levar em consideração no desenvolvimento de novas iniciativas. Dessa forma, Provótipos ajudam a articular algumas das questões que usuários acham difícil descrever em palavras em um entrevista tradicional ou em um teste de protótipo.

Em um projeto do Departamento de Emprego e Serviços Sociais em Odense, uma solução de Provótipo foi a “Primeiro a pegar”, em que um cidadão desempregado há um longo período recebe uma descrição de perfil de todos os servidores em atividade, e pode escolher com qual deles irá trabalhar. Um Provótipo também pode ser uma ilustração de um serviço ou organização para se iniciar uma discussão sobre o que não pode acontecer.

Provótipos podem ser usados como parte da pesquisa com o usuário ou como extensão da primeira rodada de geração de ideias.

Passos

  1. Decida qual é o foco do Provótipo. Você e a sua equipe de projeto começam fazendo um brainstorm sobre quais temas podem ser difíceis de abordar durante uma entrevista ou observação, e onde o Provótipo pode então ajudar.
  2. Crie o Provótipo. Descreva quais Provótipos poderiam ajudar usuários, tomadores de decisão e outros stakeholders a refletir sobre os temas em questão.
  3. Introduza o Provótipo. Apresente seu Provótipo a aqueles de quem você quer feedback – pode ser cidadãos, funcionários de atendimento ou outros. Apresente o Provótipo cuidadosamente, para que haja uma percepção de que ele é real. Pergunte o que o Provótipo especificamente significaria para eles, e escreva as respostas. Use o feedback recebido para formular novas perguntas de geração para se trabalhar.

Materiais

O protótipo ou provótipo pode ser um papel com uma imagem ilustrativa e uma breve descrição da ideia. Também pode ser um objeto existente modificado, dependendo da ideia.

Completar e continuar