Brainstorm

Nós todos já fomos a reuniões em que compartilhamos conhecimento sobre determinado assunto, mas não temos a oportunidade de também gerar ideias específicas a respeito. Com esses dois tipos de brainstorm, você vai transformar questões e desafios em ideias de maneira sistemática, simples e efetiva.

Propomos duas abordagens de brainstorm: a estruturada e a intuitiva. Nas duas variações, para se obter o máximo de ideias diferentes, é produtivo montar uma equipe com diferentes competências profissionais.

O que caracteriza uma ideia é o fato de ser uma solução prática para um dado desafio. Pode se relacionar com uma experiência, uma prática ou uma solução técnica que você precisa especificar mais. Há uma variação do exercício, em que ideias muito gerais são colocadas no centro, e uma nova geração acontece para tornar cada ideia mais específica.

O exercício termina quando há ideias para todos os desafios, e se certifica de que todos os desafios serão respondidos com ideias concretas.

Depois as ideias são priorizadas e possivelmente mais desenvolvidas até se chegar a um conceito único.

Brainstorm Intuitivo

  1. Imprima um modelo de Brainstorm Intuitivo para cada pergunta de desenvolvimento.
  2. Um grupo de três a seis pessoas recebe quatro perguntas orientadoras, a partir das quais elas devem gerar ideias. O desafio pode tanto já estar pré-definido como ser estabelecido junto aos participantes. As perguntas orientadoras devem ser escritas em post-its e colocadas nas áreas verdes no centro do pôster.
  3. O grupo gera ideias a partir das perguntas por cerca de cinco minutos, e então coloca oito ideias na área ao redor do desafio. As ideias devem ser escritas em post-its de uma cor diferente.

Brainstorm Estruturado

  1. Imprima um formulário Brainstorm Estruturado (formato A2) para cada participante.
  2. Escreva uma pergunta de desenvolvimento em cada folha e distribua post-its aos participantes.
  3. Posicione os participantes ao redor de uma mesa, para que eles possam trocar papeis com seus vizinhos.
  4. Cada participante, em silêncio, escreve soluções em post-its e os coloca na sua coluna correspondente.
  5. Ao final da rodada, os participantes passam a folha de papel para a pessoa à sua direita.
  6. Os participantes estão agora com as ideias do seu vizinho,e podem escolher entre desenvolver mais as ideias ou gerar novas. Os participantes posicionam os post-its na folha antes da próxima rodada.

Completar e continuar