Diagrama de afinidades
A partir da identificação de padrões presentes nos dados contidos nos cartões de insight ou em Post-its™, agrupam-se tais cartões com base em afinidades, similaridade, dependência ou proximidade, gerando um diagrama (organograma, fluxo de processo, por exemplo) que auxilie a compreensão do problema. O diagrama de afinidades ajuda a delimitar os desafios que deverão ser tratados pelo trabalho, suas subdivisões e interdependências, conexões entre temas e oportunidades para o projeto.
Tempo
De 15 a 20 min.
Equipe
Todo o grupo.
Materiais/recursos
Post-its™, cartões de Insight, canetas, canetas para quadro branco de várias cores e Papel A0 (ou rolo de papel).
Ponto de atenção
Dica: o processo de organizar os dados pode ser repetido outras vezes por diferentes grupos de pessoas, a depender da complexidade do tema e da quantidade de dados. Deve-se ter o cuidado de registrar cada etapa e seu resultado, de modo a contribuir para a compreensão do problema. Além disso, os diagramas de afinidade servirão para estimular a geração de soluções na fase de Ideação.
Passo a passo
1. Junte os Post-its™ com os dados coletados na fase de Empatia e os cartões de Insight contendo os achados mais relevantes daquela etapa.
2. Organize o material (Post-its™ e cartões de insight), tendo como base afinidades, similaridades, dependência ou proximidade dos dados, representando tais relações com a utilização de elementos visuais (setas, círculos para delimitar os grupos, por exemplo).
3. Monte diagramas de modo a explicitar os relacionamentos verificados entre os dados, suas subdivisões e interdependências.
4. Explore conexões com outros temas.
5. Delimite desafios e oportunidades do trabalho.
6. Repita a dinâmica, se preciso, em outro momento, com a mesma equipe ou com pessoas diferentes, se a quantidade de dados demandar.
7. Registre o(s) resultado(s) da(s) dinâmica(s), para servir de base para a fase de ideação.