You Tube


Rede exclusivamente focada em vídeos, permitindo que usuários possam fazer uploads (publicação), visualizar e fazer downloads de vídeos de forma gratuita. Atualmente, o Youtube é a maior videoteca existente no mundo, com extratos de filmes e trailers e um sem-número de filmagens pessoais sobre os mais diversos temas. Pesquisas apontam, inclusive, esta rede como a segunda mais utilizada para busca (a primeira é o Google).

Assim como as demais redes, o Youtube oferece uma série de dicas que podem ajudar a utilizar ao máximo seus recursos, orientando os usuários de forma objetiva. De forma geral, é importante prestar atenção em:

Nome de usuário

O YouTube não permite alterar o nome de usuário tradicional. No entanto, é possível trocar para uma identidade do Google no YouTube.

Personalização do endereço (URL)

É possível personalizar o endereço do órgão público de forma que tenha relação direta com o conteúdo que será exibido no canal. De acordo com a política desta mídia social, as opções de URL que podem ser selecionadas têm como base seu nome de exibição, o nome de usuário do YouTube, URLs curtos ou com o nome do website vinculado. Às vezes, é necessário personalizar o URL com a adição de letras e números para torná-lo exclusivo. É importante ressaltar, porém, que uma vez personalizada, ela não pode mais ser alterada. Então, é preciso que se tenha certeza de que o nome escolhido é o mais adequado para órgão, já que, uma vez criado, o nome definido não poderá ser modificado. Além disso, algumas características são requeridas para obter esta personalização, as quais listamos a seguir:

 O canal precisa ter sido criado há pelo menos 30 dias;

 O canal precisa contar com 500 inscritos ou mais;

 É necessária a personalização da capa e do avatar.

Descrição e tagueamento

Explicar do que se trata o vídeo e também preencher o campo de tags (expressões que tenham relação direta com o conteúdo) em qualquer vídeo é fundamental não só para guiar o usuário que chega até ele, mas para melhorar o posicionamento deste conteúdo dentro da mídia social, para que ele seja encontrado pelos usuários de Internet.

Youtube e Google+

É preciso ter cuidado com essa integração. Ao longo do tempo, a rede vem incentivando a conexão do canal no YouTube a um perfil ou página do Google+. Ao fazer isso, o nome e o ícone de seu canal no YouTube serão compartilhados com o perfil ou a página do Google+. De acordo com o Youtube, todas as alterações de nome e de foto serão aplicadas no perfil ou na página do Google+ e em seu canal do YouTube. Vale lembrar que o URL do canal (por exemplo, www.youtube.com/user/username) não será alterado. A vantagem direta é melhorar o posicionamento ( Search Engine Optimization, ou SEO) dos canais nas buscas da plataforma Google. Aqui há outras informações sobre os benefícios da integração.

Completar e continuar