Características gerais

Conforme vimos anteriormente no Prisma de Conversaçã o, há uma grande gama de opções quando o assunto é mídia social. Podemos dividi-las, inclusive, por funcionalidade.

Entre o conjunto de mídias sociais existentes, entretanto, algumas se destacam pelo volume de usuários que alcançaram e pela importância na qualidade de meios de comunicação que viabilizam a formação de opinião de diversos públicos. Explorar estes dados, entretanto, torna este documento extremamente datado e obsoleto se considerarmos que a cada dia mais e mais pessoas passam a adotar este tipo de ferramenta, seja para se informar, seja para buscar entretenimento ou relacionamento.

É possível identificar algumas características comuns a elas:

  • Via de regra, a criação do perfil ou página de uma marca ou instituição e suas respectivas configurações são gratuitas;
  • Boa parte destas redes aceita a utilização de hashtags (ou marcadores), que são palavras ou temas formados pelos usuários e antecedidos pelo símbolo cerquilha (#). Com isso, tornam-se hiperlinks que permitem que o usuário encontre mais informações sobre aquele tema ou expressão.
  • Em boa parte dos casos, por terem origem estrangeira, os processos de suporte a problemas em redes sociais são feitos no exterior o que torna os chamados mais lentos e burocráticos.

Do total de mídias sociais disponíveis, podemos destacar algumas delas a seguir. Vale lembrar que não é fundamental se prender às tecnologias em si, mas aos recursos que elas oferecem e às mudanças provocadas no processo de comunicação. Isso porque plataformas vêm e vão com o tempo.

Completar e continuar